Publicação em destaque

Algumas considerações sobre a visualização espontânea de auras

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Órbita Micro Cósmica


Nota: 

  • Não é aconselhável a mulheres grávidas.

  • Esta prática deve ser supervisionada por alguém que veja auras, ou de algum modo saiba quando parar de fazer a respiração, já que o resultado é uma descida de energia através do chakra coronário inundando o chakra esplénico com energia criativa ou laranja. A aura fica completamente cor de laranja. O que não é mau em si mas não é natural, nem saudável, que este excesso de energia seja constante.
  • Esta prática deve ser usada unicamente para desbloquear estes dois meridianos e a ligação entre os chakras.


***

A órbita micro cósmica é uma prática Taoísta de alquimia interna, através da qual a se aumenta e optimiza o caudal de Qi na sua viagem através dos canais extraordinários Du Mai e Ren Mai que se conectam entre si formando um circuito fechado. A energia orbita em torno dos 3 Dan Tians do corpo humano, que se denomina de Xiao Zhou Tian ou órbita micro cósmica, pois o ser humano é entendido como um pequeno cosmos.

Normalmente, o Qi circula ao "ralenti" por estes canais, sofrendo congestionamentos e bloqueios devido a má postura e cristalização causadas por emoções expressas ou pensamentos reprimidos. Quando os canais Du Mai e Ren Mai são drenados (definição de drenagem: dar saída às águas paradas ou à excessiva humidade das terras, por meio de valas ou tubos) e não têm bloqueios ou dispersões garantem a livre passagem de um bom fluxo de energia. Então, o praticante tem um suprimento de energia que é fundamental para a saúde física, emocional e mental.

 

Du Mai e Ren Mai pertencem aos oito meridianos extraordinários que são responsáveis pela administração do Yuan Qi ou Energia Vital Original, que é herdada dos antepassados e, portanto, de reservas limitada. Estes meridianos derramam a sua energia vital original para os 12 meridianos principais, quando a energia vital nutritiva está em defeito, ou a recolhem se em excesso através dos pontos de conexão que agem como comportas.

A prática é particularmente adequada para prevenção ou mitigação de patologias de carácter congénito ou doenças hereditárias. Quando existe uma falha ou actividade irregular de Yuan Qi que é congénita e pré-natal, é aconselhável drenar os 8 canais extraordinários para canalizar e fortalecer a energia vital original. A origem e o desenvolvimento das doenças ocorre como resultado de factores tanto hereditários como adquiridos que são interdependentes e se influenciam mutuamente, por isso é conveniente a prática de Qigong que incluem a prevenção de ambos os tipos de patologia.

A postura ideal é a de sentado. Você pode sentar-se numa cadeira que não tenha braços, permitindo dobrar os joelhos em 90 graus para descansar os pés no chão a uma distância igual à largura dos ombros. A coluna deve estar recta sem apoiá-la na parte de trás da cadeira, de modo a formar com as coxas outro ângulo de 90°. As palmas das mãos devem estar relaxadas e pousadas em cima das coxas. Os ombros devem estar relaxados, o peito deve estar não saliente e os olhos semicerrados. A boca é fechada e a língua revirada e repousando no céu-da-boca. Também se pode sentar no chão com as pernas cruzadas, colocando seus pés sob as coxas. 

As mãos são colocados na frente do abdómen, a esquerda em cima da direita; o polegar da mão direita pressiona o -ziwen- a ruga ligando a palma e dedo anular da mão esquerda e as pontas do polegar e do dedo do anular da mão esquerda devem estar unidos. Esta posição é chamada Wu Zi Jue Shi, e é a que adoptam os Mestres taoístas. 


Você também pode colocar as duas mãos com palmas para baixo sobre os joelhos. Para os ocidentais a posição de sentado no chão depois de um certo tempo provoca dormência nas pernas, por isso é melhor sentar-se numa almofada para manter os seus quadris relaxados e a postura se tornar mais conveniente e confortável. A prática da órbita micro cósmica sempre se realiza sentado numa cadeira ou no chão:

 

Em primeiro lugar, é gerado e obtido o Yuan Qi através do processamento e transformação de Yuan Jing, ou seja, a essência primordial dos rins, que tenham sido activados pela respiração abdominal, que passa e é armazenada no Dan Tian inferior.

Posteriormente, pela consciência mental e pela respiração é induzido (definição de induzir: produzir à distância em outros organismos fenómenos eléctricos ou magnéticos para instigar, persuadir, mover alguém ou algo) o Qi que baixa do Dan Tian inferior ao ponto Huiyin para subir pelo canal Du Mai e para baixar pelo canal Ren Mai para retornar ao Dan Tian inferior. A mente dirige o Qi, Yi Yi Yin Qi, dizem os taoístas, o movimento energético é realizado por um exercício mental de indução que orienta e transmite a energia. Durante a inspiração o Qi sobe e na expiração o Qi baixa. A língua deve estar pousada no palato (Da Qiao) e o esfíncter contraído (Ti Gang) na inspiração, para criar um circuito fechado e apertado. Com o tempo e a prática, o Qi que se acumula no Dan Tian não se dispersa e é circulado espontaneamente nestes dois canais.


Na sua órbita, Qi activa alguns pontos de especial relevância que são:

Os pontos do canal Du Mai

1DM Changqiang ou Crescimento da Força da Longevidade

Localizado no cóccix. Neste ponto, pode-se fazer a fusão entre a energia da terra com a energia sexual e a energia refinada do céu. Com o ponto devidamente drenado, o passado é vivido como uma fonte de objectivos alcançados. Com a dispersão do ponto, o passado é vivido como uma prisão e há medos inconscientes que afloram.

4DM Migmen ou Porta da Vida

Localizado entre a segunda e terceira vértebra lombar, e no centro dos rins. Quando está drenado, sente-se a generosidade e a abundância. Quando está disperso há insegurança e o medo espalha-se. Este ponto conecta-se aos rins, às reservas da essência primordial, às raízes da vida e origem inata. Se o ponto está drenado fortalece o rim e, portanto, ultrapassa a astenia. Evita problemas sexuais tais como a impotência e a ejaculação prematura.

6DM Jizhong ou Centro da Coluna 

Localizado entre a undécima e décima segunda vértebra torácica, perto das glândulas supra-renais. Com o ponto drenado há vitalidade e confiança. Activa o coração. O ponto disperso promove o desânimo e podem retornar velhos medos.

DM 10 Lingtai ou Terraço do Espírito

Localizado entre a sexta e a sétima vértebra dorsal é um ponto oposto ao coração. Com o ponto drenado há uma sensação de liberdade, gratidão, aparece a virtude do perdão. O ponto disperso gera agitação e desespero.

14 DM Dazhui ou Grande Proeminência

Localizado entre a sétima vértebra cervical e a primeira dorsal. Oposto à garganta. Quando drenado, pode abraçar o sentido humano, sentindo-se conectado com os outros. Se ele está disperso, a pessoa encontra tudo negativo e dá-se uma sensação de inadequação. É o ponto mais alto do canal Yang do Du Mai no qual convergem os 3 meridianos Yang da mão.

17 DM Naohu Porta Interior do Cérebro

Localizado na base occipital, perto do cerebelo. Controla a respiração. Induz a inspiração criativa quando está drenado, a mente se confunde quando disperso.

20 DM Baihui ou Cem Reuniões

No vértice da abóbada craniana, localizado no ponto central que liga os vértices das orelhas. Conecta-se com a glândula pineal. Quando drenado, a pessoa se sente guiada por forças superiores, irradiando felicidade e paz. Quando disperso há decepções e a pessoa se sente vítima ou escravo. A cabeça é o lugar onde todos os canais Yang se unem, Baihui une os três canais Yang da mão e os três canais Yang da perna no Du Mai e tem a função de combinar o Qi na parte superior do corpo pelo que activa a função vital do metabolismo e dá claridade à mente.

E.M. Yintang ou Olho do Céu

Localizado entre as sobrancelhas. É um ponto extra-meridiano quer dizer que não pertence a qualquer meridiano, no entanto, há uma forte acumulação de energia, uma vez que se comunica com o Dan Tian Superior. É o centro da sabedoria e do sentido de orientação. Se estiver drenado não é fácil sobressaltar-se, a intuição desperta e tem acesso a um conhecimento espontâneo de coisas. Se disperso, a mente vagueia incerta e sem direcção. Ele está ligado com Tianting (ponto extra) 20 DM Baihui e com o canal da vesícula biliar. A dispersão de energia neste ponto produz peso e dores de cabeça, enxaquecas e congestão dos olhos.

DM 28 Yinjiao ou O Cruzamento do Yin

Ele está localizado na gengiva do maxilar superior, entre o meio dos incisivos superiores e conectado através da língua, que forma uma ponte chamada Da Qiao, com o ponto 24RM Chengjiang para unir os canais Du Mai e Ren Mai.

Pontos do Canal Ren Mai 

24 RM Chengjiang Recepção de Líquidos 

Está localizado no espaço imediatamente acima do queixo. Conecta-se com o Canal Du Mai Yinjiao.

22RM Tiandu ou Sinal Celeste

Localizado na cavidade do esterno superior entre as duas clavículas. É o centro de comunicação e dos sonhos. Quando drenado, a expressão e a inspiração fluem, se disperso, a pessoa torna-se introvertida, não gosta de mudanças. Quando drenado impede a tosse, a dor de garganta, náuseas e vómitos. Neste ponto converge a energia do Yang e do Yin. Localizado na área superior do tórax que controla o Qi, ventila os pulmões e resolve problemas de catarro. Indicado para a redução do Qi no tratamento da asma e recuperar de afonias.

17RM Shanzhong ou Centro do Peito

Localizado entre os dois mamilos, perto do coração. Tem uma acumulação de energia forte, uma vez que está ligado Dan Tian do meio. Shanzhong une os 3 meridianos Yin da mão e 3 os meridianos Yin da Perna do Ren Mai. É a sede da alegria, da compaixão e da entrega. Se o ponto é drenado, a pessoa é útil e mostra também um grande respeito pelos outros. Quando disperso é-se incapaz de amar e sente-se vitimado. Usado para tratar a tosse, dor no peito, falta de ar e dor nas dorsais. Esfria o fogo dos pulmões e acalma a mente e o coração. Facilita o fluxo de energia para cima ou para baixo por estar localizado entre o Dan Tian inferior e superior.

12RM Zhongwan ou Celeiro Central

Localizado na ponta do esterno, no plexo solar. Quando drenado sente-se livre e disposto a correr riscos em seus próprios interesses e dos outros. Quando disperso é-se invadido por preocupações. Drenado impede dor de estômago, azia, inchaço e diarreia e fortalece o Qi do baço. Conecta-se com os meridianos Taiyang e Shaoyang da mão e o Yang Ming do pé e com os órgãos meridianos Fu. Regula o Jiao médio e descongestiona a estagnação de Qi. Facilita o movimento da energia entre o Dan Tian inferior e o médio.

8RM Shenque ou Porta do Palácio Emocional 

Localizado no umbigo. Equilibra e centra, quando está aberto. Produz descuido e despiste ocorre quando está fechado. É uma prática comum em Qigong fazer rotações em torno do Shenque para fixar o Yuan Qi no meio. Não pode ser activada por acupunctura ou Tui Na.

6RM Qihai ou Mar de Energia

Localizado a três dedos abaixo do umbigo. Tem uma acumulação de energia forte, uma vez que está ligado ao menor Dan Tian. Como o nome sugere, ele fornece um mar de paz e equilíbrio físico e emocional. Quando disperso, sentimo-nos fracos e desanimados. É o lugar de retorno da energia vital congénita e o ponto fundamental da respiração abdominal. A drenagem activa e mobiliza o Yuan Qi, reforça o Qi dos rins e aquece o Jiao inferior.

3RM Zhongji ou Centro mais Elevado

Situado por cima do osso púbico. Quando disperso o indivíduo é incapaz de aproveitar a vida e se torna negativo e derrotista. Se você está drenado você vai sentir vontade de fazer projectos com entusiasmo e criatividade.

1RM Hui Yin (períneo) ou Reencontro com o Yin

Localizado no períneo, entre os genitais e o ânus. Conecta-se com a energia da terra. Quando drenado a pessoa sente-se sólida, enraizada, confiante e em paz consigo mesmo. Se estiver fechado a pessoa torna-se solitária e insegura e mostra medo da mudança. Hui Yin é o ponto de origem dos canais Du Mai, Ren Mai e Chong Mai. Durante a prática da órbita micro cósmica este ponto começa a aquecer e a pulsar, indicador de activação e circulação de energia.


Os estreitamentos da micro-órbita

Neste circuito existem 3 secções estreitas ou "gargalos de garrafa" que os taoístas chamavam paredes de aço ou San Guan e que devem ser levados em conta.

Os 3 estão localizados em ascensão no canal Du Mai e são:

O estreitamento do Cóccix ou Weiluguan

Coincide com o ponto 1DM Changqiang . Como o cóccix está coberto apenas por uma camada fina de músculo, o canal de energia está mais fino e disperso nesse ponto e é fácil de aparecerem obstruções. A indução de energia vital deve ser suave, mas também firme e deve-se fazer coincidir com a inspiração e a contracção do esfíncter (Ti Gang), que é dirigido para este ponto, numa acção que ajuda a mover o Qi para cima.

O estreitamento da Coluna ou Jiajiguan

Coincide com o ponto de 10DM Lingtai (localizado entre a sexta e a sétima vértebra dorsal e é um ponto oposto ao coração). Se a energia não consegue passá-lo é desviada para o coração e acelera-o. É aconselhável prestar muita atenção e ter cuidado durante este trecho. A chave é adoptar uma intenção mental, rigorosa e consistente. A concentração deve ser máxima no momento da indução.

O estreitamento da Almofada de Jade ou Yuszhenguan

Coincide com o ponto 17DM Naohu na base do crânio. É um ponto difícil de passar. Deve-se olhar para o ponto e com a intenção firme deve-se concentrar a energia vital para evitar a dispersão, ao mesmo tempo que se a faz subir para o vértice do crânio. A energia é induzida a partir Baihui, esticando-a.


tradução por Curadora64 & com agradecimentos a Sonia Cecilia pela descoberta do original em Castellano. 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

copyscape

Protected by Copyscape

Meditação da floresta

DUAS TÉCNICAS DE MEDITAÇÕES PASSIVAS - OSHO

Qigong

Sobre o Amor

Adam Kadmon

Meridianos MTC

Kundalini

viagem astral

Toroide - Energia Livre

Formas de Pensamento

A Grande Invocação

Meditação pela Paz

Meditação fora do espaço e tempo (a qualquer hora e em qualquer lugar, sem inscrições nem regras)Apelo ao envio de Luz...

Posted by Auras, Cores e Números on Sábado, 11 de Julho de 2015

Aura - o que é?

Controlo da Mente

Vida ET


"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."- Carl Sagan
Posted by Auras, Cores e Números on Sábado, 29 de agosto de 2015

Chakras

Deva Premal - playlist